A despeito da polêmica criada em Erechim pela marcação de pênalti de Anderson Daronco, o Grêmio construiu sua vantagem na final do Gauchão com a boa cobrança de Lucas Silva na vitória por 1 a 0 sobre o Ypiranga. O gol anotado aos 47 minutos do segundo tempo contou com a precisão do volante.
Penalidades não tem sido um problema para o Grêmio em 2022. Até aqui, os seis pênaltis anotados a favor do time na temporada foram convertidos, ou seja, 100% de aproveitamento.
Elias Manoel fez três gols de pênalti, contra Caxias, Brasil-Pel e União-FW. O atacante Janderson também anotou desta forma na goleada diante do São Luiz. Diego Souza deixou sua marca no Gre-Nal. E, neste sábado (26), foi a vez Lucas Silva.
É importante salientar que o Grêmio encerrou o ano de 2021 com problemas nesse fundamento. Eram três pênaltis seguidos desperdiçados: dois com Borja (Flamengo e Atlético-MG) e um com Diego Souza (Bragantino). No total, na temporada passada inteira, foram 18 pênaltis, com 13 convertidos e cinco perdidos.
Pênaltis para o Grêmio em 2022:
- Elias Manoel - 2x1 Caxias
- Elias Manoel - 1x1 Brasil-Pel
- Elias Manoel - 1x3 União-FW
- Janderson - 4x0 São Luiz
- Diego Souza - 3x0 Inter
- Lucas Silva - 1x0 Ypiranga