A hegemonia brasileira no continente sul-americano está efetivamente materializada. As finais da Libertadores e também da Sul-Americana confirmarão títulos para dois clubes brasileiros. A partir disso, de maneira inédita, o país contará com incríveis nove participantes na Libertadores de 2022. E como isto tudo influencia na continuidade do atual Brasileirão, principalmente na ampliação do famoso G-6?
O princípio básico para o "aumento" de vagas para a Libertadores via Brasileirão está condicionado à presença de clubes campeões das copas (Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil) dentro da zona de classificação do campeonato. A partir disso, o G-6 pode espichar até ser G-9.
Flamengo ou Palmeiras será campeão da América; Bragantino ou Athletico-PR conquistará a Sul-Americana. Os dois vencedores garantirão uma vaga para a Libertadores de 2022, concedida pela Conmebol. Isto não afeta o Brasil em relação às vagas. O país continua tendo suas sete vagas, previstas pela entidade antes mesmo do início da temporada: seis via Brasileirão e uma via Copa do Brasil.
Atualmente, como o Palmeiras é vice-líder do Campeonato Brasileiro e o Flamengo ocupa a quarta colocação, o cenário aponta necessariamente G-7. Ora, um deles já ganhará uma vaga como campeão continental. Não precisará de classificação pelo Brasileirão. Ou seja, o Inter hoje estaria classificado para as fases preliminares da Libertadores como sétimo colocado.
Também no panorama atual, caso o Bragantino, quinto colocado na tabela, conquiste a Sul-Americana lá no dia 20 de novembro, em Montevidéu, o G-7 viraria inevitavelmente G-8. Neste caso, o Fluminense, no oitavo lugar, juntar-se-ia ao Inter na chamada "Pré-Libertadores". O Corinthians, na sexta posição, teria vaga direta para a fase de grupos.
E ainda tem o desfecho da Copa do Brasil, que está previsto para ocorrer somente em dezembro. Caso o campeão, que pode ser Flamengo, Athletico-PR, Atletico-MG ou Fortaleza, esteja entre os oito primeiros da tabela, o G-8 insolitamente viraria G-9. Sendo assim, o Inter, como sétimo colocado do Brasileirão, ganharia uma vaga direta para a Libertadores.
O pensamento nem deve ser esse no momento, mas até o Grêmio, caso estabeleça uma sequência positiva no Brasileirão, que o tire finalmente da zona de rebaixamento, pode sonhar com uma vaga para a Libertadores. Tanto é que o Tricolor esta a apenas oito pontos do nono colocado, tendo ainda jogos atrasados.
Top 10 atual do Brasileirão:
- Atlético-MG - 46
- Palmeiras - 38
- Fortaleza - 36
- Flamengo - 35
- Bragantino - 33
- Corinthians - 33
- Inter - 32
- Fluminense - 32
- Athletico-PR - 30
- Cuiabá - 29