Diogo Barbosa marcou seu primeiro gol com a camisa do Grêmio ao aproveitar cruzamento de Luiz Fernando e testar para as redes do Vitória, fechando o placar de 3 a 0 no Barradão, pela Copa do Brasil. A felicidade no rosto do jogador ao fim da partida é justificável também pelo longo período em que ele não marcava.
O último gol de Diogo Barbosa havia sido em novembro de 2017, quando ainda atuava pelo Cruzeiro. Na oportunidade, os mineiros bateram o Fluminense por 3 a 1, no Mineirão. Lucas Romero, Thiago Neves e o lateral-esquerdo anotaram os gols para o então time de Mano Menezes.
Depois disso, Diogo Barbosa foi contratado pelo Palmeiras e atuou pelo time paulista por três temporadas (2018, 2019 e 2020). Foram mais de 100 jogos e nenhum gol marcado. Pois em 11 de setembro do ano passado, o Grêmio anunciou sua contratação por um alto valor: R$ 10 milhões por uma parte de seus direitos econômicos.
O jogo contra o Vitória foi o 51º de Diogo Barbosa pelo Grêmio. Além do gol, ele também soma quatro assistências pelo clube. Diogo costumeiramente entra em debates de torcida e imprensa com relação à titularidade da lateral esquerda. Bruno Cortez divide esta condição, mas a preferência geral é por Guilherme Guedes.