Quem poderia imaginar que o Grêmio teria uma arrancada tão ruim no Brasileirão? A lanterna parece que não se desgruda do clube, e o time, que entrou como um dos candidatos ao título na competição, agora pode começar a fazer contas para não amargar um terceiro rebaixamento na sua história.
O Grêmio soma apenas dois pontos, frutos de dois empates em casa, contra Santos e Fortaleza. De resto, o time perdeu cinco jogos: Ceará, Athletico-PR, Sport Recife, Juventude e Atlético-GO. Esta última derrota que culminou na saída do técnico Tiago Nunes. Perceba-se aqui a categoria dos adversários. A maioria não vai brigar por voos maiores no campeonato.
O "número mágico" no Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes adotado historicamente é 45. Para o Grêmio, são necessários 43 pontos nas 31 rodadas que o clube tem pela frente. Um aproveitamento superior a 46%, que é equivalente à campanha que o Santos vai fazendo atualmente. Parece simples, mas são precisas aproximadamente 14 vitórias para não cair neste contexto.
É verdade que recentemente os 45 pontos vêm sendo uma pontuação com folga para um clube não ser rebaixado. Na edição de 2020, o Vasco caiu para a Série B com 41 pontos. Um ano antes, em 2019, o Cruzeiro foi o 17º colocado com, pasmem, míseros 36 pontos. Ou seja, depende bastante do cenário apresentado conforme desempenho das equipes na competição.
Grêmio no Brasileirão 2021
- 2 pontos
- 7 jogos
- 0 vitórias
- 2 empates
- 5 derrotas
- 4 gols marcados
- 10 gols sofridos
- 9,5% de aproveitamento