Dois gigantes do futebol brasileiro, com o maior número de participações da Libertadores, por exemplo, Grêmio e Palmeiras iniciam a disputa do título da Copa do Brasil neste domingo (28), agora às 21h, na Arena. Pois quis o destino que este primeiro duelo marcasse o centésimo confronto na história dos clubes.
O primeiro jogo entre Grêmio e Palmeiras foi realizado em novembro de 1936. Em um amistoso, pelo Troféu Porto Alegre, houve empate em 1 a 1 no Fortim da Baixada, na capital gaúcha. Alemãozinho fez o gol tricolor para o time comandado pelo histórico técnico Telêmaco Frazão de Lima. O Palmeiras era chamado de Palestra Itália.
Desde então, em 99 jogos, os paulitas criaram uma relevante vantagem em relação aos gaúchos. Enquanto o Grêmio soma 21 vitórias, o Palmeiras ostenta 41 triunfos. Foram ainda 37 empates. No histórico recente, o Tricolor vem de quatro partidas invicto, com duas vitórias e dois empates diante do Verdão. Destaca-se aqui a classificação nas quartas de final da Libertadores de 2019.
Por outro lado, o Grêmio incrivelmente não vence o Palmeiras na Arena desde 2016. Na oportunidade, também pela Copa do Brasil, o time fez 2 a 1. De lá pra cá, em cinco partidas em Porto Alegre, houve três vitórias dos paulistas e dois empates. Aliás, por esta competição especificamente, eles terão o sexto encontro, sendo o primeiro em uma final.
Histórico do confronto Grêmio x Palmeiras
- 99 jogos
- 41 vitórias do Palmeiras
- 21 vitórias do Grêmio
- 37 empates