Recentemente a coluna fez uma avaliação dos reforços trazidos pelo Inter nos últimos anos, mais precisamente na gestão do ex-presidente Marcelo Medeiros. Daqueles que deram retorno técnico e até que agregaram valor à relação com o torcedor colorado, três nomes se destacaram: Guerrero, Edenilson e Víctor Cuesta. Componente desta seleta lista, o argentino, titular absoluto do time, está próximo de completar 200 jogos pelo clube.
Se entrar em campo contra o Bragantino no próximo domingo (31), o que é uma tendência, Cuesta atingirá o importante número pelo Inter, marca esta alcançada somente por Rodrigo Dourado e Rodrigo Moledo, do grupo atual. Vale lembrar que D'Alessandro, com mais de 500 jogos pelo Colorado, deixou o Beira-Rio na virada do ano.
Contratado e anunciado no dia 2 de março de 2017, vindo do Independiente, da Argentina, Víctor Cuesta chegou ao Inter após a direção desembolsar US$ 2 milhões (R$ 6,2 milhões na cotação da época) por 50% dos seus direitos econômicos. Posteriormente, em 2019, o clube comprou o restante. O defensor tinha passagens pela seleção da Argentina, inclusive jogando ao lado de Messi na Copa América de 2016.
Sua estreia se deu em uma partida de Gauchão que também valia o título da Recopa Gaúcha. Em Erechim, sob comando de Antônio Carlos Zago, o Inter empatou com o Ypiranga em 1 a 1 no tempo normal, mas venceu nos pênaltis, ficando com a taça. Cuesta atuou como lateral-esquerdo no primeiro tempo. Na etapa final, Paulão foi substituído por Roberson, e o argentinou voltou à sua posição de origem.
Você lembra de todos os oito gols de Víctor Cuesta pelo Inter? A coluna relembra aqui então. Quatro deles ocorreram em 2017: Cruzeiro-RS, pelo Gauchão, Figueirense, Londrina e Criciúma, pela Série B. No ano seguinte, o argentino balançou as redes duas vezes, ambas pelo Brasileirão, diante de Vasco e Santos. Já em 2019, o último gol do time na temporada foi dele, contra o Atlético-MG. E agora, em 2021, ele abriu o placar na goleada histórica sobre o São Paulo.
Víctor Cuesta tem contrato com o Inter até 30 de junho de 2022, quando terá completado 34 anos de idade. Se cumprir ao vínculo até lá, ele chegará a seis temporadas com a camisa colorada. Algo que remete à passagem de Índio pelo clube, que durou 10 anos.
Números de Víctor Cuesta pelo Inter
- 199 jogos
- 8 gols
- 6 assistências
- 61 cartões amarelos
- 2 expulsões (Chapecoense e Grêmio)
- 1 título (Recopa Gaúcha 2017)
- 16 Gre-Nais