A lesão na panturrilha que afastou o goleador Thiago Galhardo das duas últimas rodadas acirrou a disputa pela vice-liderança do ranking de estatísticas do Inter. Com a atualização dos números do projeto SuperDupla, o zagueiro Víctor Cuesta, que aparecia 63 pontos atrás na semana passada, encurtou a distância para 38,5 pontos. Já o líder Marcelo Lomba disparou ainda mais na dianteira, tirando 99 pontos para o segundo colocado.
A cada semana, os números do elenco serão atualizados e divulgados para o público até que, ao final de todas as competições (Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil), se aponte o atleta mais regular do grupo colorado. Confira os cinco melhores classificados até agora:
Marcelo Lomba: 599,6 pontos
O goleiro completou 12 semanas no topo. Graças à atuação no Gre-Nal, Lomba ainda engordou sua lista de defesas. De acordo com o site Footstats, foram 22 intervenções consideradas difíceis e 68 simples ao todo nesta temporada, entre as competições consideradas no SuperDupla.
Thiago Galhardo: 500,3 pontos
Além de ter a titularidade ameaçada por Yuri Alberto, Galhardo já divide a liderança no número de assistências para finalizações com Edenilson (29). Porém, ele ainda se mantém como o jogador que mais finalizou contra os goleiros adversários: 44 vezes.
Víctor Cuesta: 461,8 pontos
O zagueiro segue como o melhor passador do elenco colorado. Ao todo, foram 1.580 passes certos. Atrás dele, aparece o volante Rodrigo Lindoso, com 360 passes a menos.
Edenilson: 459,3 pontos
Autor do gol de pênalti que decretou a vitória colorada no clássico, o volante também se destaca no número de assistências (29), dividindo a liderança com Thiago Galhardo.
Patrick: 451,3 pontos
Nenhum jogador do Inter roubou mais bolas do que ele. No total, foram 82 desarmes efetuados — 25 a mais que o segundo colocado, que é o lateral-esquerdo Moisés.
Critérios para apontar os destaques da equipe:
Para apontar o jogador mais eficiente e regular da equipe, são somados pontos com base nas estatísticas, além da Cotação GZH de cada partida. A nota da cotação de cada partida também é acrescida ao valor total obtido com a soma das estatísticas, que são fornecidas pelo Footstats. Ao fim da temporada, será eleito o melhor jogador do ano o atleta que somar mais pontos — e não a média, com o objetivo de mostrar quem foi produtivo para o time durante toda a temporada. Valem jogos de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
Para os goleiros, o peso de cada estatística é o seguinte:
Defesa difícil: 3,5
Defesa simples: 1
Lançamento certo: 0,5
Passe certo: 0,1
Rebatida: 1,4
Para os jogadores de linha, os critérios são os seguintes:
Gol: 5
Passe certo: 0,1
Desarme: 1
Finalização: 2
Assistência para finalização: 0,9