A fase artilheira de Thiago Galhardo é um dos pontos individuais, quem sabe o maior, mais positivos da temporada do Inter. Goleador do Brasileirão, o atacante também é um dos jogadores que mais balançaram as redes no Brasil em 2020, com 15 gols marcados. Porém, se por um lado é um diferencial tê-lo na equipe, por outro, a dependência criada por ele ao sistema de jogo de Eduardo Coudet começa a dar mostras de preocupação.
A resposta foi imediata: quando Paolo Guerrero se lesionou no dia 16 de agosto, na derrota para o Fluminense pelo Brasileirão, Thiago Galhardo assumiu o protagonismo e foi responsável direto pelas seis rodadas seguidas de liderança do time no campeonato. Desde aquele fato marcante para os colorados, perdendo seu centroavante, o Inter disputou 13 partidas, sendo que 10 dos 17 gols foram anotados pelo camisa 17.
Nesses últimos dois meses, Musto, Patrick, Boschilia e Abel Hernández balançaram as redes. De resto, só deu Thiago Galhardo (o que representou quase 60% do total). O recorte mais recente também sustenta a análise. O Inter vive sua pior sequência na Era Eduardo Coudet. São cinco jogos sem vencer: Grêmio, duas vezes, Fortaleza, São Paulo e América de Cali. O ataque anotou somente duas vezes, e ambas com Galhardo.
Faltam protagonistas ofensivos ao Inter. No ranking de artilheiros do time em 2020, Galhardo soma 15 gols, seguido por Guerrero com 10, que não atua mais na atual temporada. Depois, aparecem Boschilia, com cinco gols, e Edenilson e Marcos Guilherme, ambos com quatro, sendo que estes dois últimos não marcam há cerca de dois meses.
Coudet busca alternativas. William Pottker foi reintegrado e até utilizado no último Gre-Nal. O jovem Peglow ficou fora por um tempo e também é opção, assim como os estrangeiros Abel Hernández e Leandro Fernández. Sem contar Yuri Alberto, que ficou longo tempo lesionado, e Léo Ferreira, que subiu recentemente das categorias de base. Outros atletas, como Gustavo, Sarrafiore e Guilherme Pato, já deixaram o Beira-Rio.
Jogos do Inter pós-lesão de Guerrero
- Inter 3x0 Atlético-GO - Thiago Galhardo 2x e Musto
- Inter 1x0 Atlético-MG - Thiago Galhardo
- Botafogo 0x2 Inter - Thiago Galhardo e Boschilia
- Palmeiras 1x1 Inter - Thiago Galhardo
- Inter 2x2 Bahia - Patrick e Thiago Galhardo
- Inter 2x0 Ceará - Thiago Galhardo 2x
- Goiás 1x0 Inter
- Inter 4x3 América de Cali - Abel Hernández 2x e Boschilia 2x
- Fortaleza 1x0 Inter
- Inter 0x1 Grêmio
- Inter 1x1 São Paulo - Thiago Galhardo
- América de Cal 0x0 Inter
- Grêmio 1x1 Inter - Thiago Galhardo
Total: 13 jogos (17 gols, sendo 10 gols de Thiago Galhardo)