Não faz muito tempo que esta coluna exaltou a capacidade de Alisson em chamar a responsabilidade em momentos de aprovação do time do Grêmio. Considerado um talismã, o atacante apareceu novamente, desta vez na vitória sobre o Bahia em Salvador, para encerrar uma sequência muito ruim do Tricolor no Brasileirão. A confiança de Renato neste dom do camisa 23 também está demonstrada nos números.
Alisson é um dos jogadores que mais entraram em campo pelo Grêmio em 2020. São 24 partidas das 28 que o clube disputou na temporada, o que representa incontestáveis 86% do total. Lucas Silva tem o mesmo número, porém o volante ingressou no segundo tempo em boa parte destes jogos.
O mapeamento das aparições de Alisson nas partidas do Grêmio no ano expõem que o jogador sempre iniciou como titular, ou seja, jamais começou no banco de reservas. São ainda 13 jogos que o atleta completou os 90 minutos em campo. Desde a retomada do futebol, em julho, ele ficou fora de apenas uma partida: 0 a 0 com o Novo Hamburgo, pelo Gauchão.
Desde a semifinal do segundo turno do Gauchão, realizada no dia 2 de agosto, Alisson atuou em todos os 12 jogos do Grêmio, sendo oito do Brasileirão e quatro do campeonato estadual. Ele tem dois gols na temporada (Esportivo e Bahia) e soma quatro assistências, sendo atualmente o maior garçom da equipe.
Jogadores que mais atuaram pelo Grêmio no ano
- Alisson e Lucas Silva - 24 jogos
- Vanderlei - 23 jogos
- Cortez - 21 jogos
- Diego Souza e David Braz - 19 jogos
- Maicon - 18 jogos
- Pepê - 17 jogos
- Isaque, Matheus Henrique e Luciano - 16 jogos