Não faz muito tempo que a Roma elegeu Paulo Roberto Falcão como o melhor jogador estrangeiro de sua história. Uma enquete foi feita no site oficial do clube e o ídolo do Inter acabou como o mais votado pelos torcedores. Pois o dia 10 de agosto também foi reservado para mais uma homenagem a Falcão: a data de sua chegada à Itália, há exatos 40 anos.
Paulo Roberto Falcão transferiu-se para a Roma, em 1980, por um valor de um milhão e meio de dólares. Desembarcou em Roma com uma grande festa pela sua contratação, conforme imagens disponibilizadas na postagem do clube em suas redes sociais. Em cinco anos, o ex-jogador do Inter foi um dos protagonistas na conquista do Scudetto, fato que não ocorria desde 1942.
"Rei de Roma" virou alcunha de Falcão não por acaso. Anotou 28 gols em 152 partidas, com quatro títulos conquistados. Curiosamente sua estreia foi em um amistoso contra o Inter. No dia 30 de agosto de 1980, os times empataram em 2 a 2 no estádio Olímpico de Roma. Batista e Cléo fizeram os gols colorados do time de Ênio Andrade, que foi a campo com Gasperín; Beretta, Mauro Pastor, André Luiz e Cláudio Mineiro; Batista, Vânder e Cléo; Valtinho, Jones e Silvinho. Vale lembrar que este time havia sido vice-campeão da Libertadores algumas semanas antes.
A Roma, na ocasião, enfrentou o Inter com Tancredi; Romano, Maggiora, Turone e Santanini; Falcão, Di Bartolomei e Angelotti; Conti, Pruzzo e Amenta.
Paulo Roberto Falcão pela Roma
- 152 jogos
- 28 gols
- 4 títulos (Campeonato Italiano e Copa da Itália, três vezes)
- Passagem: 1980-1985