O calendário ainda indica que o Gauchão será retomado na próxima semana com um clássico Gre-Nal. O jogo, a princípio no Beira-Rio, marca a retomada do futebol no Rio Grande do Sul e, quis o destino, justamente colocando no campo de um estádio vazio uma das maiores rivalidades do país. A tendência é de força máxima de Grêmio e Inter, ainda mais pelo longo tempo de treinamentos, e, por isso, Everton, que segue no Tricolor, deverá colocar mais um clássico em seu currículo.
Apesar de ainda jovem, aos 24 anos, Everton é o jogador do atual grupo do Grêmio que mais disputou Gre-Nal, inclusive mais do que Maicon, Geromel e Kannemann, por exemplo. O Cebolinha, que foi alçado ao elenco profissional lá em 2014, está próximo de disputar seu 17º clássico. Os números do Tricolor com ele em campo são bons, mas há um ponto de atenção.
Everton tem apenas um gol marcado em Gre-Nais. Artilheiro do Grêmio nas duas últimas temporadas, o também goleador da Copa América de 2019 com a Seleção Brasileira balançou as redes do Inter em março de 2018. Pelas quartas de final do Gauchão, o time de Renato Portaluppi goleou os colorados por 3 a 0, na Arena, com gol de Cebolinha, Jael e Arthur.
Outro dado interessante a ser abordado é o número de assistências. Everton tem um passe pra gol em Gre-Nal, e ocorreu neste ano de 2020. Pela semifinal do primeiro turno do Gauchão, o camisa 11 fez um cruzamento preciso para o gol da vitória de Diego Souza em pleno Beira-Rio.
Com relação à sua presença em campo, Everton tem 52% de aproveitamento. São seis vitórias e sete empates, com apenas três derrotas em Gre-Nal.
Jogadores do Grêmio que mais disputaram Gre-Nal
- Everton - 16 jogos
- Geromel - 15 jogos
- Maicon - 13 jogos
- Marcelo Oliveira - 11 jogos
- Alisson - 10 jogos