No próximo sábado (18), o Gre-Nal completará 111 anos. Por isso, ao longo desta semana, GaúchaZH recordou os gols históricos que construíram a rivalidade entre Grêmio e Inter. Um destes feitos se deu pelo Campeonato Citadino de 1960, quando o centroavante Juarez marcou duas vezes na goleada gremista de 5 a 1 na casa do tradicional adversário, sendo responsável pelo 600º gol da história do clássico.
Desde 1956, o Tricolor vinha dominando o Rio Grande do Sul. O período hegemônico havia iniciado com a contratação do técnico Oswaldo Rolla, conhecido dos tempos de jogador pelo apelido de Foguinho. Sob seu comando, a equipe gremista aprimorou o preparo físico e passou a patrolar seus rivais. Em 1960, não foi diferente, mas a torcida sofreu um pequeno susto logo na segunda rodada do Campeonato Citadino, ao perder por 3 a 2, no Estádio Olímpico. A derrota, porém, seria vingada com juros.
No dia 21 de agosto, os rivais se enfrentaram pelo segundo turno, no Estádio dos Eucaliptos. O Colorado chegou a abrir o marcador com Ivo Diogo, aos 15 minutos de jogo. Mas, antes mesmo do intervalo, o centroavante gremista anotou o gol que entraria para a história: "Aos 31 minutos, Juarez deu cifras de igualdade ao marcador, aproveitando-se muito bem de uma jogada conduzida por Gessy: chutou forte e de cima, a bola inda foi defendida parcialmente por Silveira, mas acabou no fundo das redes, quando o goleiro se preparava para completar a defesa: 1x1 no marcador", publicou o Jornal do Dia.
A goleada só foi concluída na segunda etapa, com gols de Marino, Gessy, Vieira e Juarez, novamente: "O 'Leão do Olímpico' (que eu não julgava em condições para o Grenal) voltou mostrar sua garra. Consignou três tentos, um dos quais anulado pelo juiz, além de ter sido a figura mais impressionante pela facilidade com que se desmarcava de Osmar e dos outros defensores rubros que tentaram barrar a sua marcha sobre a meta de Silveira", concluiu o jornal.
Ao final do torneio, o Grêmio se sagraria pentacampeão citadino e, pela quinta vez consecutiva, acabaria se habilitando para disputar o Gauchão, que acabaria sendo conquistado novamente pelos comandados de Oswaldo Rolla.
Ficha técnica:
Inter 1x5 Grêmio (Campeonato Citadino de 1960)
Gre-Nal 153
Data: 21/8/1960
Local: Estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre
Inter: Silveira; Louro (Ezequiel), Zangão, Osmar e Barradinhas; Kim e Wilmar; Paulo Vecchio, Alfeu, Ivo Diogo e Deraldo. Técnico: Teté.
Grêmio: Suli; Figueiró, Aírton, Ênio Rodrigues e Ortunho; Élton e Milton Kuelle; Marino, Gessy, Juarez e Vieira. Técnico: Oswaldo Rolla.
Gols: Ivo Diogo (I); Juarez (duas vezes), Marino, Gessy e Vieira (G).