A história do Grêmio reúne muitos treinadores marcantes. Um deles inclusive é o atual comandante: Renato Portaluppi, que vai completar quatro anos seguidos como técnico gremista. Outro nome da lista é certamente Luiz Felipe Scolari. Pois a data de 3 de junho tem uma importância à parte na carreira de Felipão.
O primeiro jogo de Luiz Felipe Scolari como treinador do Grêmio foi no dia 3 de junho de 1987. Substituindo o uruguaio Juan Mujica, Felipão comandou o time no duelo contra o Inter-SM, pelo Gauchão. A vitória foi gremista: 1 a 0, com gol do zagueiro Luís Eduardo.
Felipão conduziria o Grêmio a mais 14 partidas do campeonato estadual. Na fase final, o Tricolor terminaria como líder, sagrando-se tricampeão gaúcho. A campanha do treinador com o time ficou ainda mais destacada nos duelos contra o Inter.
Foram quatro clássicos, com três vitórias e apenas um empate. No último deles, que definiu o título, o placar final foi de 3 a 2, no Olímpico, com gols de Lima (duas vezes) e Jorge Veras.
O primeiro time de Felipão no Grêmio teve: Mazaropi; Adriano, Astengo, Luis Eduardo e Casemiro; Bonamigo, Darci (Fernando) e Cristóvão; Caio Júnior, Lima e Jorge Veras. Naquele ano de 1987, haveria ainda jogos pelo Brasileirão e amistosos antes do treinador sair e comandar o Goiás no ano seguinte.
Luiz Felipe Scolari é o segundo treinador com mais jogos na história do Grêmio (três passagens). No total, são 368 jogos, com 177 vitórias, 103 empates e 88 derrotas, além de 11 títulos conquistados, contando também torneios amistosos. De destaque, estão as conquistas da Libertadores de 1995 e do Brasileirão de 1996. Pois o Gauchão de 1987 foi simplesmente a primeira taça da carreira de Felipão.