O Brasil goleou o Peru por 5 a 0, na Arena Corinthians, e confirmou a primeira colocação do Grupo A da Copa América. Tite e seu grupo já sabem que vão atuar em Porto Alegre nas quartas de final da competição.
A principal questão é quem será seu adversário. Faltando quatro jogos para o fim da fase classificatória, é possível projetar um duelo diante da Argentina na Arena do Grêmio.
Conforme regulamento da Copa América, o líder do Grupo A enfrenta um dos melhores terceiros colocados (do B ou do C). A partida ocorre na próxima quinta-feira (27), às 21h30min, na Arena do Grêmio. A Argentina, que enfrenta o Catar neste domingo (23), também na Arena, precisa de uma vitória simples para se classificar.
Para haver um duelo entre Brasil e Argentina na capital gaúcha, os argentinos teriam que avançar como um dos melhores terceiros classificados. Isso somente vai ocorrer se o Paraguai vencer a Colômbia e garantir a segunda colocação deste Grupo B, à frente do time de Messi.
Além disso, o Japão não pode vencer o Equador pelo Grupo C, na próxima segunda (24). Caso isso ocorra, os japoneses avançariam ao lado da Argentina como melhores terceiros, eliminando o Peru. Assim sendo, Brasil x Japão seria realizado na Arena do Grêmio pelas quartas de final, e os argentinos enfrentariam Chile ou Uruguai (líder do Grupo C).
Outras possibilidades de cruzamento com o Brasil podem ser projetadas, talvez com menor tendência de ocorrerem. O Paraguai, ficando na terceira colocação e avançando junto com o Peru, transforma-se em adversário da Seleção. O mesmo cálculo da Argentina pode ser feito com o Catar, que também tem chances. Além disso, até o Equador pode aparecer no duelo. Para isso, equatorianos e peruanos teriam que ser os classificados.