Depois de venezuelanos, peruanos, uruguaios, argentinos, japoneses, paraguaios e catáris, Porto Alegre receberá os chilenos na Copa América. A confirmação ocorreu nesta sexta-feira (28), na Arena Corinthians, em São Paulo, com a classificação do atual bicampeão do torneio diante da Colômbia nos pênaltis. O time de Aránguiz, Sánchez e Vidal vem para a capital gaúcha pela semifinal da competição.
Na história, foram poucas as vezes que o Chile jogou em Porto Alegre. A última vez foi em 1985, no Beira-Rio, contra o Brasil. O amistoso, que terminou com vitória brasileira por 3 a 1, marcou o retorno de Telê Santana ao comando técnico da Seleção Brasileira. Zico marcou duas vezes e Leandro completou o placar para o time que tinha Renato Portaluppi como atacante titular.
Curiosamente a seleção chilena veio duas vezes à capital gaúcha para enfrentar o Inter em amistosos realizados no Beira-Rio. Em 1974, vitória por 2 a 0 e, em 1977, triunfo por 3 a 0. O primeiro jogo foi realizado por conta de uma boa relação do clube colorado com a federação chilena. O zagueiro Elías Figueroa havia sido liberado para disputar a Copa do Mundo daquele ano.
O Chile espera o vencedor de Uruguai e Peru, que se enfrentam neste sábado (29), às 16h, na Fonte Nova, em Salvador. O jogo da semifinal em Porto Alegre ocorre na próxima quarta-feira (3), às 21h30, na Arena do Grêmio.
Ficha técnica de Brasil 3x1 Chile
- Data: 08/06/1985.
- Local: Beira-Rio.
- Gols: Zico 2x e Leandro (B); Núñez (C).
BRASIL: Carlos (Paulo Victor); Leandro (Boaro), Oscar, Edinho e Junior; Toninho Cerezo, Sócrates (Alemão) e Zico (Bebeto); Renato Portaluppi, Careca e Eder (Tato). Técnico: Telê Santana.
CHILE: Rojas; Garrido, René Valenzuela, Eduardo Gómez e Hormazábal (René Serrano); Neira (Dubó), Mario Lepe, Aravena; Puebla, Letelier (Núñez) e Hurtado. Técnico: Pedro Morales.