O Chile eliminou a Colômbia nos pênaltis nesta sexta-feira (28), na Arena Corinthians, em São Paulo, pelas quartas de final da Copa América. Após empate em 0 a 0 no tempo normal, com dois gols chilenos anulados, a equipe treinada pelo colombiano Reinaldo Rueda avançou ao vencer por 5 a 4 nas penalidades.
O primeiro tempo foi de muita movimentação. A Colômbia dominou os primeiros minutos, com chegadas com Cuadrado e Roger Martínez. Apesar disso, não levaram perigo ao gol de Arias, assim como falta cobrada por James Rodríguez, que parou na barreira.
A partir dos 10 minutos, os chilenos passaram a ter as ações ofensivas. Primeiro, Fuenzalida cruzou e Aránguiz obrigou Ospina a fazer grande defesa. O lance, porém, foi invalidado por impedimento na origem da jogada.
Minutos depois, Aránguiz apareceu novamente. Ele aproveitou o erro de Davinson Sánchez com Ospina e mandou a bola para a rede. Porém, o árbitro argentino Néstor Pitana ouviu o VAR e assinalou impedimento de Alexis Sánchez no início do lance.
A Colômbia voltou a chegar no ataque em escanteio aos 26 minutos, mas Vidal subiu antes de Mina para afastar o perigo. Em seguida, o clima esquentou, com o zagueiro ex-Palmeiras se estranhou com Sánchez, mas ninguém foi punido com cartão.
Após isso, o Chile teve as melhores oportunidades. Aos 34, Beausejour cruzou da esquerda e o zagueiro Maripán cabeceou por cima. Cinco minutos depois, Isla inverteu para Alexis, que encontrou Vidal dentro da área, mas o volante bateu à direita do gol.
Na volta do intervalo, o equilíbrio seguiu predominando na partida. Logo aos dois minutos, James cobrou falta com perigo. Na sequência, Cuadrado recebeu na direita, mas pegou mal na bola. A partir daí, as chances foram chilenas.
Aos seis, Vargas arriscou de longe, a bola quicou e dificultou a defesa de Ospina. Já os 14, Aránguiz deu passe entre os zagueiros para Sánchez, que avançou e finalizou à esquerda do gol. Minutos mais tarde, mais um gol do Chile anulado. Sánchez recebeu e acionou Maripán. A bola bateu no zagueiro e sobrou para Vidal, que marcou de canhota. No entanto, o árbitro foi checar o vídeo e concluiu que a bola tocou no braço do defensor chileno.
Vargas ainda teve outra chance aos 37. O atacante venceu duelo com Davinson Sánchez e viu Ospina adiantado, tentando o toque por cima. O goleiro colombiano, porém, se recuperou e fez a defesa.
Nos pênaltis, as oito primeiras cobranças foram convertidas. Na última batida da Colômbia, o lateral-esquerdo Tesillo mandou para fora. Alexis Sánchez, na última chilena, fez o gol da classificação. O Chile aguarda o vencedor de Uruguai e Peru, que duelam neste sábado, para jogar a semifinal na Arena do Grêmio.