Antes de Arthur fechar sua ida para o Barcelona, a venda mais cara da história do Grêmio era a de Pedro Rocha para o Spartak Moscou. Foram 12 milhões de euros para tirar o atacante da Arena. Pois, há exato um ano, ele marcava seus últimos gols com a camisa tricolor e garantia o acesso do time às quartas de final da Copa Libertadores.
O jogo era Grêmio e Godoy Cruz, válido pelo segundo duelo das oitavas de final da competição continental. O Tricolor tinha a vantagem: vencera por 1 a 0 na Argentina. No entanto, a equipe de Renato saiu perdendo na Arena logo aos 14 minutos de partida.
Coube a Pedro Rocha brilhar naquele fim de noite do dia 9 de agosto para marcar dois gols e confirmar a classificação do Grêmio às quartas de final. O adversário seria o Botafogo. Renato mandou a campo naquele jogo: Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Walter Kannemann, Bruno Cortez; Maicon (Arthur), Michel, Ramiro (Fernandinho), Luan, Pedro Rocha (Marcelo Oliveira); Lucas Barrios.
Foram os últimos gols de Pedro Rocha com a camisa do Grêmio. Ele foi vendido por cerca de R$ 45 milhões para o futebol russo, superando a venda de Mario Fernandes para o CSKA (R$ 37 milhões). Somente na metade desde ano de 2018 que Arthur assumiria a primeira colocação na lista ao fechar com o Barcelona por 40 milhões de euros.
Pedro Rocha pelo Grêmio:
• 126 jogos
• 32 gols
• 19 assistências