Era uma vez um time que bateu o recorde de pontos e aproveitamento do primeiro turno de um Campeonato Brasileiro. Pois esta mesma equipe, incrivelmente, faz campanha de rebaixado na segunda metade da mesma competição. Como esta história vai terminar, não sabemos, mas o Corinthians vive fases extremas (do lado positivo e também do negativo) nesta edição de 2017, e os gráficos mostram isso.
O Corinthians somou 47 pontos em 19 rodadas do Brasileirão, com arrebatadores 82% de aproveitamento. Nunca antes um clube fizera tal rendimento no primeiro turno do campeonato. Graficamente, uma reta linear, muito improvável em uma competição longa como a de pontos corridos. Conquistar o título de maneira antecipada parecia questão de tempo.
No entanto, o returno apresentou um Corinthians vacilante. Até agora, em 12 rodadas, o líder somou apenas 12 pontos. Uma campanha de pífios 33% de aproveitamento. Estaria na zona de rebaixamento nesta tabela hipotética, à frente apenas de Ponte Preta, Coritiba e Sport Recife. A diferença para o segundo colocado (Palmeiras), que já foi de 12 pontos, está em cinco. Uma ameaça jamais vivida pelos paulistas neste campeonato.