Claro que o foco total do Grêmio está nas semifinais da Copa Libertadores da América diante do Barcelona, do Equador. No entanto, é necessário que o time de Renato não abra mão do Campeonato Brasileiro. Se o título ficou muito improvável com a derrota para o Bahia por 1 a 0 na Fonte Nova, que fique atento principalmente com relação à vaga direta no G-4 da competição.
Como não é garantido que o Grêmio conquiste a Libertadores, que daria, por consequência, classificação à edição de 2018, pode ser via Brasileirão que o clube obtenha esta vaga. A equipe é terceira colocada com 43 pontos, dez a menos que o líder Corinthians. A projeção atual aponta que restam 20 pontos nas próximas 13 rodadas para o Tricolor ficar entre os quatro primeiros colocados. Uma campanha de 51% de aproveitamento.
Portanto, chegando a 63 pontos, o Grêmio vai encaminhar sua vaga à fase de grupos da Libertadores do ano que vem e não ficar refém de uma obrigação de conquistar o tri da América. A projeção para o G-6 é menor: 61 pontos. Acorda, Grêmio!
G-6 do Brasileirão:
1) Corinthians - 54 pontos
2) Santos - 44 pontos
3) Grêmio - 43 pontos
4) Palmeiras - 43 pontos
5) Cruzeiro - 40 pontos
6) Botafogo - 40 pontos