A crise é das bravas e, quando você sente isso, quando o bolso aperta, o que fica de lado é a cultura (o resto da grana vai para os essenciais comida e chopes). Pois o Porto Alegre Em Cena arrebentou com a lógica na 24ª edição do festival em 2017.
Números são sempre bem-vindos: 35 espetáculos de teatro, dança, música e um deles de circo. Praticamente todos os ingressos vendidos, ou seja, quase 20 mil lugares ocupados. Algo tremendo. O coordenador-geral e curador, Fernando Zugno, é um dos personagens da felicidade.
Radiante, conversou com a gente e garantiu que um dos principais objetivos foi alcançado: gerar discussão.
– Pessoas concordando e discordando, discutindo textos, formatos, estética. Aquela história de sair de uma sala de teatro diferente de como a gente entrou. No teatro, está tudo na nossa cara, a troca de energia é ali, na sala.
A temática escolhida para esta edição foi a mulher. Em gênero e querer, como é uma trans. Por isso que o Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu foi um dos textos mais comentados (teve até um grupo que tentou barrar na Justiça a peça que tem um Jesus travesti, mas o juiz incumbido a liberou com um texto que deixou Zugno emocionado). O Em Cena ainda tem sessões sábado e domingo, e trouxemos aqui quatro dicas do curador para você curtir até o último instante:
Amor, traições e rock ao vivo. Zugno ressalta que a peça trata das relações humanas e de política, dois assuntos que, querendo ou não, se confundem atualmente – ou você nunca acabou uma amizade por política?
O sucesso foi tanto que, além das sessões já programadas, a peça – que conta com a atriz Drica Moraes e faz uma paródia sobre a ditadura da beleza – ganhou uma sessão extra, às 20h30min, no domingo. É a última chance, tchê!
O nome do espetáculo de dança já dá uma dica sobre o que o espectador pode esperar: coreografias e movimentos que usam como base as luzes e sombras projetadas sobre o palco.
Este foi o ano da Valéria. A cantora trans se destacou e vem se apresentando em lugares importantes da cidade. No domingo, ela fecha a programação das “sessões malditas” de música no festival.