Não dá para criticar a decisão tomada pela prefeitura de Porto Alegre em vetar os jogos na cidade, incluindo o Gre-Nal que estava agendado para próxima quarta-feira (22) no Beira-Rio. O presidente da FGF, Luciano Hocsmann, trabalhou rapidamente e já confirmou que o clássico será disputado no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Os números de infectados estão em alta nas últimas semanas. Estamos no pior momento da pandemia. Período de transmissão intensa do coronavírus com o crescimento da taxa de ocupação dos leitos de UTI, caminhando perigosamente para o esgotamento do sistema. Liberar o futebol na capital seria algo fora do contexto que estamos vivendo.
O secretário de saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer, no Sala de Redação, adiantou que até mesmo outras atividades da cidade podem ficar ainda mais restritas. Infelizmente, o risco de um lockdown não pode ser descartado. O recado que as autoridades municipais querem passar para toda a sociedade é de que estamos longe da normalidade e o futebol não pode ter privilégios. A única coisa que podemos criticar foi a demora da tomada de decisão, afinal de contas, já se sabia que curva crescente da pandemia chegaria em Porto Alegre.