Passou da hora de Inter e Grêmio voltarem a vencer o Campeonato Brasileiro. O jejum colorado completa 40 anos. Os gremistas não comemoram o título desde 1996. Desde que mudou a fórmula para os pontos corridos, em 2003, a Dupla bateu apenas no vice-campeonato. O Colorado em 2005, 2006 e 2009. Já o Tricolor ficou na segunda posição em 2008 e 2013. Somente paulistas, cariocas e mineiros chegaram ao topo. Vamos combinar que o futebol gaúcho pode mais.
A dupla Gre-Nal desaprendeu o caminho para chegar ao título nacional. A primeira lição para ganhar o Brasileirão é ter um grupo de jogadores qualificado. Peças de reposição para os treinadores poderem encarar a maratona de jogos. É exatamente o que o Palmeiras faz com êxito. O Verdão é o principal candidato ao título. Claro que é preciso ter muita grana para investir. Flamengo e Cruzeiro também possuem bons grupos de atletas.
Outra questão importante: um time que quer ser campeão não perde pontos contra adversários que vão brigar para escapar do rebaixamento. A dupla Gre-Nal, historicamente, é especialista neste quesito. Sempre colhe resultados ruins contra adversários de menor qualidade. A derrota do Inter para a Chapecoense e o empate do Grêmio com o Avaí, ambos fora de casa, são pontos irrecuperáveis. Quem quer ganhar o Brasileirão tem que passar por cima dos times mais fracos. Ainda há tempo para a recuperação.
Por fim, é preciso ter foco direto no campeonato. Como o calendário coloca até três competições ao mesmo tempo (Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro), não adianta querer levar todas em pé de igualdade. É preciso priorizar os pontos corridos em detrimento do mata-mata.