Caxias de Sul e Ijuí serão os palcos dos jogos de largada da semifinal do Gauchão. As duas comunidades estarão em polvorosa, sonhando em conquistar uma vaga na grande decisão. A dupla Gre-Nal, nos 180 minutos, decidindo no Beira-Rio e na Arena, entra com todo o favoritismo. A vantagem de ambos é gigantesca, com toda a estrutura e o grande investimento que as duas maiores forças do Estado possuem.
Mas há um detalhe muito importante no contexto da decisão: o fato de Inter e Grêmio estarem indicando que podem poupar titulares significa um alento aos times do Interior, que têm a chance de vislumbrar um equilíbrio de enfrentamento no jogo do ida, neste domingo (31). São boas equipes, porém tem algumas fragilidades. A falta de zagueiros preocupa pelo lado do Grêmio. E o Inter tem algumas peças que precisam de afirmação.
Será uma fumaceira no Centenário e no 19 de Outubro. Pressão total! Como nos velhos Gauchões, cara de campeonato raiz. O Colorado e o Tricolor estarão com a cabeça nos compromissos da Libertadores no meio de semana.
Não tem nem como recriminar as duas equipes. O Inter pode na quarta-feira encaminhar uma classificação contra o River Plate. Já o Grêmio terá uma viagem desgastante ao Chile e nem pode pensar em perder para o Universidad Católica. Será jogo de risco total!
O São Luiz, com a sua fantástica campanha de recuperação, da lanterna até a classificação em quarto lugar, e o Caxias, que desde o início despontou como força da competição, podem se aproveitar desses detalhes. Ambos querem repetir o Novo Hamburgo e entrar para a história do futebol gaúcho.