O Los Angeles Clippers, o outro (rival do Lakers) time da NBA da cidade, acaba de inaugurar sua nova casa. Bem, não seria uma casa, mas uma mansão em formato de ginásio. Trata-se da mais moderna arena para basquete dos EUA. Tudo ali foi projetado para dar conforto e criar uma experiência 360 aos fãs. O Intuit Dome já está definido como palco do All Stars Game da temporada 2026 e também da decisão do basquete na Olimpíada de 2028. Tudo isso, claro, tem um preço. No caso do Intuit Dome, US$ 2 bilhões. Algo como R$ 12,2 bilhões.
Antes de tudo, Intuit é o nome de uma empresa global de tecnologia que desenvolve plataformas financeiras, sediada em Mountain View, a maior cidade do Vale do Silício. Para colocar seu nome no ginásio mais moderno da NBA, pagou US$ 500 milhões, em um contrato de 23 anos. Ou seja, um quarto do custo da obra já foi recuperado. Embora dinheiro não seja o problema de Steve Ballmer, dono da 10ª maior fortuna do mundo segundo o ranking da Forbes: US$ 114,2 bilhões. Ballmer sucedeu Bill Gates como diretor executivo da Microsoft e ocupou o cargo entre 2000 e 2014. Ainda detém 4% das ações.
O novo ginásio faz parte dos planos de Ballmer de fazer os Clippers saírem da sombra do Lakers. Até inaugurar a casa nova, dividia o Staples Center com o rival desde 1999. Além dos dois, jogavam ali o LA Sparks, da WNBA, e o LA Kings, do NHL, a liga da hockey. Agora, os fãs poderão não apenas ter um lugar para chamar de seu, mas um local pensado para o entretenimento na máxima potência.
Há confortos que já nem são tão novos na realidade das grandes arenas, mas que fazem toda a diferença. O torcedor poderá fazer todas as compras, seja de comidas ou itens, do seu assento. Dinheiro vivo, ali, é coisa do passado. Tudo será por meios digitais.
Cada assento oferece entrada individual para carregar o celular. Afinal, é preciso estar com a bateria cheia para usar o aparelho em compras e interações. O principal destaque do ginásio é o telão de 4 mil metros quadrados, suspenso sobre a quadra e que permite visão de qualquer canto. Ali, estará uma fonte de receita inesgotável, para exibir promoções e anunciantes.
Inspiração no Dortmund
O Intuit Dome também tem uma pitada de futebol. A arquibancada atrás de uma das tabelas foi inspirada na Muralha Amarela do Signal Iduna Park, do Borussia Dortmund. Ou seja, tem um lance único de alto a baixo do ginásio. Entre tantos números superlativos da arena, um chama a atenção: os banheiros. Ballmer admitiu uma obsessão pelos banheiros e construiu 1.400. Ou seja, há um para casa 15 torcedores. A razão para essa quantidade: evitar filas, afinal, ficar preso em uma delas, além de causar incômodo no fã, ocupa um tempo em que ele poderia estar... gastando dinheiro.
Esporte como negócio
Os norte-americanos, como poucos, sabem pensar o esporte como negócio. Anexo ao Intuit Dome, foi construído o The Plaza, centro comercial de 7,4 mil metros quadrados, com lojas e restaurantes. A loja oficial dos Clippers ocupa 10% da área. Como âncora do centro comercial, há uma quadra de basquete com dimensões oficiais.
Os preços para quem quiser desfrutar de todas essas benesses é salgado. Os carnês para a temporada da NBA custam entre US$ 5 mil (R$ 28,3 mil) e US$ 25 mil (R$ 141,8 mil).