Na NBA estão a maior parte dos melhores jogadores de basquete do mundo. A principal liga do planeta reúne nomes como LeBron James, Stephen Curry, Nikola Jokic, entre outros. Definir quem é melhor se torna uma missão difícil.
O PrimeCast — podcast de esportes americanos da Rádio Gaúcha — listou os 10 melhores jogadores da NBA para a próxima temporada (2024/2025). Foram usados como critérios: o momento do atleta, a importância dele para a franquia e o que ele pode entregar nos próximos meses de disputa.
Ouça o PrimeCast
Confira o top 10 da NBA
- Nikola Jokic: é o melhor jogador de basquete do mundo na atualidade. MVP da última temporada, líder de estatísticas do Denver Nuggets, campeão em 2022/2023, e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com a Sérvia.
- Luka Doncic: o armador esloveno vem se destacando individualmente pelo Dallas Mavericks. Ele foi fundamental para a franquia ser finalista da NBA na última temporada e brigou até o fim pelo MVP.
- Giannis Antetokounmpo: o ala-pivô grego é diferenciado pela altura, 2m11cm, e pelo o que consegue fazer com ela. Ele é o principal jogador do Milwaukee Bucks e se não fossem as recentes lesões poderia estar brigando por títulos.
- LeBron James: historicamente ele está na lista dos melhores da história da NBA. Porém, mesmo com 39 anos, ele aparece entre os que mais jogam na atualidade. É o líder do Los Angeles Lakers e foi MVP dos Jogos de Paris, onde os EUA conquistaram a medalha de ouro.
- Shai Gilgeous-Alexander: o armador canadense foi outro nome que disputou até o fim o prêmio de MVP da última temporada. Ele comandou a jovem equipe do Oklahoma City Thunder até a liderança da Conferência Oeste e teve boas atuações nos playoffs.
- Stephen Curry: o melhor arremessador da história da NBA também segue jogando bem, apesar dos 36 anos. Curry se destacou na reta final das Olimpíadas, decidindo jogos importantes. Pelo Golden State Warriors, ele ainda é o principal nome, mas de uma equipe que precisa se reinventar.
- Joel Embiid: o pivô foi o MVP da temporada retrasada e vinha jogando bem na última. No entanto, as lesões estão atrapalhando suas atuações e sequência. Nos playoffs da NBA, Embiid também precisa entregar mais para ajudar o Philadelphia 76ers.
- Anthony Edwards: a nova sensação da NBA é o jovem jogador do Minnesota Timberwolves. Ele se destacou nos playoffs e por pouco não foi finalista da NBA. Ainda está em processo de evolução e poderá subir mais nessa lista ao longo da temporada.
- Kevin Durant: ele é outro que entra na lista de melhores da história e ainda consegue atuar em alto nível apesar dos 35 anos e algumas lesões na carreira. Tem papel importante no Phoenix Suns e ainda busca mais um título antes de se aposentar.
- Devin Booker: o armador que também joga pelos Suns consegue se destacar mesmo com Durant no time. Ele tem bom arremesso e foi importante na conquista do ouro em Paris pelos EUA.