A nova temporada da NBA começa no dia 22 de outubro e há muitas expectativas em relação à disputa do título. Além dessa briga, a liga norte-americana de basquete reserva algumas histórias especiais que poderão ser acompanhadas ao longo dos quase nove meses de jogos da temporada regular e dos playoffs.
Ao longo dos dias algumas narrativas já esperadas serão contadas, como LeBron James jogando junto do filho Bronny James no Los Angeles Lakers. Há muita expectativa com Paul George no Philadelphia 76ers. Será capaz de bater o atual campeão Boston Celtics na Conferência Leste. E os desafiantes no Oeste, as opções são diversas e os confrontos prometem equilíbrio do início ao fim.
Contudo, próximo da temporada começar, há histórias mais específicas que valem a atenção do fã de basquete. O amor por uma franquia, a amizade da faculdade reencontrada e evolução de uma grande estrela, são alguns exemplos do que poderá ser visto a partir do dia 22.
A evolução de uma grande estrela
O francês Victor Wembanyama chegou na NBA com status de futura grande estrela da Liga. Grande não só pelos 2m24cm de altura. O talento de Wemby é gigante e em seu primeiro ano atuando nos Estados Unidos já foi possível vê-lo fazer jogadas inacreditáveis.
Ele foi o único nome de destaque do San Antonio Spurs na última temporada, com 21.4 pontos, 10.6 rebotes e 3.9 assistências por partida. Mais experiente e com a chegada de Chris Paul para armar o jogo, Wembanyama deve evoluir ainda mais o seu jogo e os seus números. Não apenas ele, pois a tendência é de que os Spurs consigam melhorar o desempenho na tabela e quem sabe brigar por playoffs.
Realização do sonho de jogar em casa
Natural de Chicago, Illinois, o ala-pivô Matas Buzelis, 19 anos, cresceu assistindo o Chicago Bulls jogar. Um verdadeiro fã da franquia e que tinha o sonho de jogar na mesma equipe em que Michael Jordan fez história na década de 1990 com seis títulos conquistados. Por conta da idade, Buzelis não viu os feitos do maior jogador da história do basquete. Contudo, como torcedor fanático sabia do que se tratava.
No último draft, o ala-pivô de 2m11cm conseguiu o que mais queria: foi selecionado na 11ª escolha pelos Bulls. Buzelis vestirá a camisa 14 e espera fazer história pela franquia da sua cidade. O título em Chicago no basquete não vem desde 1998 e a jovem promessa espera acabar com esse jejum em breve.
Trio da faculdade na NBA
A Universidade de Villanova, na Pensilvânia, venceu o campeonato universitário de 2016 e 2018. No primeiro título, três jogadores se destacaram: Jalen Brunson, Josh Hart e Mikal Bridges. Por coincidência, eles estão juntos no New York Knicks nesta temporada e podem ajudar a acabar com o jejum que existe desde a década 1970.
Não é a primeira vez que a franquia de Nova Iorque tem um trio que atuou junto na faculdade. Na última temporada, Brunson e Hart estavam com Donte DiVincenzo. A expectativa com a troca de Bridges para os Knicks é que o quarteto de Villanova jogaria junto. No entanto, a troca para contar com Karl-Anthony Towns enviou Julius Randle e DiVincenzo para o Minnesota Timberwolves.
De qualquer forma, com esse trio, o torcedor dos Knicks esperam que o tempo de vitórias retorne, assim como foi em Villanova.