A ascensão foi fulminante. Lucca Drummond saiu de um jogador sem espaço na base diretamente para o grupo principal. Mais do que isso, para o campo. Entrou contra o Corinthians e, sem centroavantes disponíveis, foi titular diante do Criciúma.
Lucca, 20 anos, aproveitou a oportunidade que caiu no seu colo. Esteve aceso na partida e saiu, para sua estatística, com uma assistência, no gol de Bruno Henrique. Isso, mais os minutos na Série A, já fazem dele um jogador profissional no mercado.
A velocidade dos acontecimentos na sua trajetória surpreendem. A passagem de Lucca pelo São Paulo ocorreu dos 14 aos 19 anos. Teve, segundo pessoas ligadas ao CT de Cotia, algum destaque no sub-17. Porém, nada que o fizesse queimar etapas. No sub-20, compunha o grupo.
Os arquivos da Copa São Paulo, por exemplo, não apontam aparições sua. Entre 2019 e 2023, período em que esteve no São Paulo, fez sete gols em 21 jogos.
Lucca é centroavante típico. Tem imposição, busca usar seu 1m88cm e se movimenta com agilidade. Como Alario sente ainda o ombro e voltou a acusar dores no joelho, é possível que o carioca de 20 anos receba outra chance. A sorte ajuda estar no lugar certo na hora certa.