Lamine Yamal se acostumou a bater recordes pela precocidade: mais jovem a ser titular do Barcelona (16 anos e 38 dias), mais jovem a jogar pela seleção espanhola e a fazer gol pela Espanha (16 anos e 57 dias), mais jovem a fazer gol pelo Barcelona (16 anos e 87dias), mais jovem a estrear na Eurocopa (16 anos e 338 dias) e mais jovem a fazer gol no torneio (16 anos e 363 dias).
Neste domingo (14), ele será o mais jovem a atuar numa final de Euro, 17 anos e um dia. Como se vê, a vida do guri deu um giro radical em um ano. Lamine é o herói de uma Espanha inteira. Quem diria, são aquelas ironias. O filho de um imigrante marroquino e de uma imigrante de Guiné Equatorial virou o xodó de um país que ainda precisa avançar um bom tanto na relação com os imigrantes, principalmente, africanos e asiáticos.
Yamal cresceu em Rocafonda, um bairro de expatriados em Mataró, nas cercanias de Barcelona. O três, o zero e o quatro que faz com os dedos nas comemorações de gol correspondem ao código postal do bairro: 08304.
Na última semana, o pai publicou uma foto em seu instagram que viralizou. Nela, Messi, então com 21 anos, parecia abençoar o pequeno Yamal numa banheira. A foto, olhem só, foi tirada para o calendário anual com jogadores do Barça, publicado por um jornal catalão tradicionalmente.
No domingo (14), Messi e o agora adolescente Yamal estarão em campo buscando as taças da Copa América e da Euro. Possivelmente, se encontrarão em 2026, como astros da Copa dos EUA.