O garoto Lamine Yamal alcançou mais um feito histórico na Eurocopa 2024. Nesta terça-feira (9), o espanhol de 16 anos se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol na competição, superando o recorde do suíço Johan Vonlanthen, que marcou com 18 anos em 2004.
Yamal fez o primeiro gol da Espanha no duelo com a França pelas semifinais da Euro, em Munique. O garoto recebeu na intermediária, limpou a marcação e arriscou um chute colocado com a perna esquerda, empatando o duelo em 1 a 1.
Na estreia da Espanha, em vitória sobre a Croácia, Yamal já havia atingido outro feito. Ele superou a marca do polonês Kacper Kozłowski na edição de 2021 e virou o jogador mais novo a disputar a Eurocopa.
Lamine Yamal está acostumado com recordes. Com 15 anos, ele se tornou o mais jovem a estrear no Barcelona neste século e o segundo mais jovem a atuar no clube em toda a história. Ele está apenas atrás de Armando Martínez Sagi, de 14 anos e 200 dias, em 1920. O garoto também é o mais jovem a atuar pelo clube no Campeonato Espanhol.
— Ele tem aquele talento de três quartos do campo que não é fácil de encontrar no futebol mundial. É um jogador com muito potencial e pode ser muito importante no futuro. Ele é uma pessoa que não parece ter 15 anos, ele é maduro — declarou Xavi, técnico do Barcelona na época.
Lamine Yamal nasceu em Mataró, nos arredores de Barcelona. O pai é marroquino e a mãe é de Guiné Equatorial. Seu primeiro contrato profissional foi assinado em outubro do ano passado. Conforme o Barcelona, o vínculo vai até 2026, e a cláusula de rescisão da joia de La Masia será de 1 bilhão de euros (R$ 5,31 bilhões).