No mesmo Uruguai em que o Grêmio foi buscar Luis Suárez no verão passado estão duas joias que poderiam, muito bem, ocupar o lugar vago no ataque. Antes de tudo, é preciso avisar: por se tratarem de duas promessas charruas, é bom correr e preparar o bolso, porque os europeus já estão com eles na mira.
Falo aqui de Matías Arezo, 21 anos, que é goleador do Peñarol nesta temporada, e de Luciano Rodríguez, 20 anos, craque do Liverpool (do Uruguai) e autor do gol do título do Mundial sub-20 conquistado sobre a Itália, na Argentina, na metade do ano. Vamos a eles.
Arezo
Esse, na verdade, já foi levado pelos europeus. O Granada o comprou ao River Plate uruguaio no começo de 2022. Pagou 6 milhões de euros por metade dos direitos. Apostou na fama de "Niño Maravilla", um jogador que, aos 17 anos, ostentava números que nem Suárez, Cavani e Forlán tinham na sua idade. Isso já atuando como profissional.
Porém, Arezo passou um ano no Granada, caiu para La Liga B e fez apenas um gol. O clube decidiu emprestá-lo ao Peñarol, para que recuperasse seu futebol. Deu certo. São 17 gols em 2023 e convocações por Marcelo Bielsa para a seleção.
O Granada, em crise e agora comandado por Cacique Medina, está de olho em seu retorno. Mas não custa tentar uma investida. Arezo é um centroavante que se movimenta, sai da área, cria o espaço. Seu vínculo com o Peñarol acaba em 31 de dezembro.
Luciano Rodríguez
Naquela loucura de Barcelona e Real Madrid de disputar o mais recente diamante sul-americano, é claro que seu nome já pipocou aqui na Espanha. Inclusive com alcunha de "Novo Suárez". Luciano Rodríguez é nove mais clássico.
Em janeiro de 2022, o Liverpool do Uruguai pagou US$ 500 mil ao Progreso por 80% dos direitos. O Progreso é um dos tantos clubes de bairro de Montevidéu. Luciano estreou como profissional lá aos 18 anos. É o que sempre insisto aqui. Montevidéu está a uma viagem de carro de Porto Alegre, mas vivemos de costas para o futebol uruguaio. Há olheiros do mundo todo lá, menos dos nossos clubes.
Enfim. O fato é que Luciano brilhou já no Sul-Americano sub-20, no começo do ano. O Peñarol e o City Torque tinha tentado tirá-lo do Progreso. O Liverpool foi mais convincente. Na metade do ano, ele fez o gol uruguaio na conquista do Mundial.
O presidente do Liverpool já estipulou seu preço em US$ 15 milhões. Mas, mais uma vez, não custa ao Grêmio apresentar um projeto e usar o cartaz que construiu no Uruguai com o sucesso de Suárez. Quem sabe a Arena e a Libertadores, onde também estará o Liverpool, possam ser uma boa escala antes de ele rumar para a Europa. O que faria com mais rodagem e com o selo de ter substituído o ídolo dele.
Quando Lucho, como é chamado, fez gol contra o Paraguai, pelo Sul-Americano, recebeu uma mensagem de Suárez nas redes: "Estás loco, Lucho Rodríguez. Impresionante. Golazo de crack. Top". Depois do Mundial, a mensagem foi direto para o WhatsApp do guri. Que se perdeu no tanto de mensagens que recebeu e só respondeu um mês depois.