O futebol é capaz de colocar no mapa do mundo qualquer cantinho recôndito. Você, possivelmente, nunca ouviu falar de São Cristóvão e Névis. Nem de St Kitts and Nevis ou de San Cristóbal y Nieves. Não importa o idioma que se use, o fato é que a seleção do país chegou, pela primeira vez, à fase decisiva de uma competição da Concacaf.
No sábado, estreou na Copa Ouro levando 3 a 0 de Trinidad e Tobago. Nesta quarta-feira, em St. Louis, enfrenta os EUA, favoritos ao título.
O Grupo A, no qual está metida a caçula da competição, ainda reserva um confronto com a Jamaica. Olhando pelo nosso espectro pentacampeão, jogar contra essas três seleções teria matizes de amistoso para preencher calendário.
Porém, para um pequeno país de 55 mil habitantes (quase a mesma do bairro Partenon) e apenas 261 quilômetros quadrados, jogar a Copa Ouro tem tamanho de Copa do Mundo. Trata-se do menor país das Américas. Por isso, vale conhecer um pouco mais. Até porque, no domingo, a festa de São Cristóvão e Névis (SCN) pode acabar. É quando joga a última rodada da fase de grupos, contra a Jamaica.
Que país é esse?
São Cristóvão e Névis é um pequeno país formado por duas ilhas: São Cristóvão e Névis, por óbvio. São Cristóvão é a maior, concentra 80% da população e abriga a capital, Basseterre. As duas ilhas estão separadas por um canal de três quilômetros.
Somadas as duas, o país tem 261 quilômetros quadrados de área. Para você ter uma ideia do quão pequeno é, a Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, tem 424 quilômetros quadrados. Mesmo sendo banhado pelas águas cristalinas do Caribe, SCN ainda é um daqueles roteiros inexplorados pelo turismo. Está próximo de Barbados, Antígua e Porto Rico.
Até 1983, ainda tinha status de Estado livre associado ao Reino Unido, a quem foi anexado no Tratado de Versailles, em 1783, depois de muitas disputas com a França. Lá atrás, no Século XV, havia se tornado a primeira colônia inglesa no Caribe.
Só em 1983 é que SCN se declarou independente. É claro que houve, depois disso, alguns barracos. Névis tentou se separar. Mas o plebiscito não atingiu a quantidade de votos suficientes.
Que seleção é essa?
São Cristóvão e Névis só entrou na Concacaf em 1992. Sua primeira participação em uma Eliminatória foi só para a Copa de 1998. Como a Concacaf conta com 41 seleções, aquelas de menor ranking precisam participar de competições preliminares.
SCN, por exemplo, precisou passar pela fase preliminar para chegar à Copa Ouro. Eliminou Curaçao na semifinal e ganhou a 16ª vaga ao vencer Guiana Francesa. Em ambas fases, precisou dos pênaltis. Embora Curaçao, para nós, seja destino de férias em Resort e nome de drink, a vitória de SCN teve contornos de epopeia.
Afinal, Curação está na primeira divisão da Nations League da Concacaf. SCN, na terceira e última. Nas Eliminatórias da Copa de 2022, a seleção foi até a última fase antes do octogonal final. Acabou eliminado por El Salvador, penúltimo colocado na corrida por vaga ao Catar.
Os Sugar Boyz
Nas últimas Eliminatórias, SCN era comandada pelo brasileiro Leonardo Neiva, um carioca de 45 anos. A pequena evolução do futebol do país já os fez ficarem conhecidos na parte alta da América. São chamados de os "Sugar Boyz", em alusão à cultura de cana de açúcar no país, herança ainda da colonização britânica. O atual técnico é um ex-jogador do país.
Austin Huggies fez 36 jogos pela seleção e atuou pelo Bohemians, da Irlanda. Aliás, boa nove jogadores do atual grupo atuam no Reino Unido, sendo apenas um deles nasceu em SCN. Todos são de times da Segunda Divisão para baixo. Outros três jogam nos EUA. Nenhum na MLS. São dois na USL e um na liga universitária.
O goleiro Julian Archibald, herói da classificação, defende o Lorca, da quinta divisão espanhola. O astro e líder do time é o zagueiro Williams. Aos 35 anos, atua no Trau, da Índia. Realmente, chegar à copa Ouro é um feito e tanto para San Cristóvao e Névis. Anote o nome do país. Eis um destino de férias a se considerar.