É o começo de 2023 dos sonhos para os gremistas. Há Luis Suárez encaixando no clube e em Porto Alegre como se tivesse chegado há muito tempo, há reforços dando boa resposta e resultados. Sim, é o Gauchão, com todas as limitações dos adversários. Mas o Grêmio cumpre a parte que lhe toca e ostenta 100% em quatro jogos, um deles com a taça da Recopa.
É nesta onda positiva azul que o Grêmio desembarca em Bento Gonçalves. Mais do que manter esses números positivos, a partida contra o Esportivo é mais um passo na construção deste novo Grêmio por Renato.
Há ainda um caminho pela frente. E não é curto, embora os resultados. São muitas caras novas, um time quase novo, se incluirmos Kannemann e Ferreira, cujos problemas médicos em 2022 fazem deles retornos com feições de reforço. Renato precisa ainda encontrar encaixes em todos os setores e definir donos para algumas posições.
O lado direito do meio-campo está ainda sem titular definido. Campaz foi titular nos dois primeiros jogos, Galdino no terceiro e Gustavinho no quarto. Contra o São José, com os reservas, Gabriel Silva reapareceu por ali. Galdino, respaldado pelo gol no Passo D'Areia, deve ganhar nova chance.
Há disputa aberta também no meio. Carballo busca lugar em um tripé que me parece cada dia mais cristalizado com Villasanti, Pepê e Bitello. O paraguaio é quem mais tem característica para ocupar um espaço mais à frente da área. Foi atuando por ali que mostrou sua melhor versão.
Pepê é nome eleito por Renato para ser a versão 2023 de Maicon, embora com características bastante diversas. Bitello, por sua vez, começa o ano como a referência técnica do time depois de Luis Suárez. Atingiu maturidade que o permite entregar com alto padrão de qualidade todas as tarefas do meio-campo. Encontrou seu lugar.
Os bons resultados desde o começo de ano dão lastro para que Renato faça o ajustes sem alarde. Há toda uma mecânica a ser azeitada para proteger um sistema defensivo que precisa ser bem protegido e que seja capaz de permitir que o time avance sem receio. Mais, há todo um funcionamento a ser evoluído para que Luís Suárez coloque a serviço do time todas as suas ferramentas.
A previsão desta quarta-feira (1º) na Montanha dos Vinhedos é de casa cheia. Serão mais de 8 mil pessoas ansiosas para ver este novo Grêmio em ação, com selo internacional de Suárez e tudo o que ele reverbera. Aliás, estarei lá em Bento, neste estádio que emoldura uma das vistas mais bonitas do Estado, para contar mais esse capítulo do Gauchão 2023. O convite está feito, venham junto nas ondas da Rádio Gaúcha e aqui em GZH.