O Grêmio de Tiago Nunes está na final do Gauchão. E também encontra seu primeiro grande teste. Nada que seja definitivo ou que determine novos rumos. Mas os dois próximos domingos ajudarão a medir a temperatura de um time cuja evolução acontece em ritmo acelerado. São apenas 17 dias de trabalho. Ou seja, ainda há uma longa estrada pela frente. A parada no clássico servirá para ver o quanto é preciso ainda ajustar para um ano que, vamos combinar, começa, de fato, agora.
O 2 a 0 no Caxias, é verdade, deixou alguns sinais claros de que há ajustes que precisam ser feitos já para a decisão contra o Inter. A bola aérea segue entrando com alguma frequência. Neste domingo (9), foram duas, uma delas só não acabou em gol por intervenção de Brenno. Outro ponto de atenção foram os espaços encontrados pelo Caxias quando usou de transição mais rápida. Chegou com certo perigo no primeiro tempo. Depois do intervalo, Tiago corrigiu e o 45 minutos finais foram seguros.
Por outro lado, a classificação confirmada na Arena luziu um pouco mais algumas afirmações. Ferreira, a principal delas. Ele cresce a cada jogo, ganha confiança e faz a sucessão de Everton Cebolinha se cristalizar com alguns lampejos que fazem lembrar dele. O gol no Caxias, em jogada individual e alta velocidade, é de quem atingiu um estágio de alto nível. Esse alto grau de qualidade já havia aparecido no primeiro gol, em que ele vence o marcador a dribles antes de assistir Matheus Henrique. Aqui, um detalhe: o passe de canhota foi na cabeça do volante, cuja estatura chama o diminutivo no apelido.
Aliás, Matheus, mais livre para jogar e respaldado por um vigilante Thiago Santos, começa a aparecer em versão ofensiva. Não à toa, fez gol na pequena área. Ruan, rápido e seguro, tem feito a torcida nem sentir falta de Kannemann em mais esse período de ausência. O domingo mostrou ainda Vanderson jogando como um veterano e se aproveitando ainda mais da rapidez de execução com que joga o Grêmio versão Tiago Nunes. O momento é positivo, e a curva começa a ganhar curva para cima. Porém, agora, o Gre-Nal mostrará do que precisa para que ela cresça.