Ainda há vantagem, mas ela encurtou pela metade e de forma perigosa. O Inter ficou no 0 a 0 com o Athetico-PR, viu o Flamengo vencer o Vasco por 2 a 0 e encostar a dois pontos. Encostar perigosamente, eu diria. É como se você estivesse com seu carro de passeio indo para a praia na Freeway e uma jamanta viesse em alta velocidade, jogando luz alta e pedindo passagem. Ou seja, agora, o Inter precisa acelerar fundo para impedir o atropelamento pelos cariocas.
O fato é que, pelo que o Inter jogou, o empate ficou do tamanho adequado. Se esse jogo fosse lá pela 13ª ou 14ª rodada, um 0 a 0 na Arena da Baixada seria um ponto para festejar. A grama sintética muda a velocidade da bola, tira a naturalidade de movimento dos jogadores visitantes. Ou seja, afeta o rendimento.
Sem contar que o Athletico-PR é uma equipe de futebol vertical, com jogadores insinuantes. Só que a partida desta quinta-feira valia mais do que pontos. Em caso de vitória, podem ficar certos, esse jogo direcionaria o Inter para o título. Por manter os quatro pontos e a força mental no ápice. Isso em um momento em que já havia uma preocupação no Beira-Rio com o desgaste de alguns jogadores como Patrick e Edenilson, figuras centrais do time.
Os dois, ficou nítido, mostraram desgaste. Mas não foi por isso que Inter ficou no 0 a 0. Foi, sim, pela postura retraída da equipe. O Inter marcou demais o Athletico-PR e o preocupou de menos.
Para quem deseja ser campeão, esse é um pecado capital. Os paranaenses tiveram quase 70% da posse de bola e ocuparam muito mais o campo do Inter. Foi assim até os 25 minutos, quando houve dificuldade de os colorados encaixarem a marcação.
Principalmente, de Marcos Guilherme em Abner. Quando o time se ajustou em campo, vieram o chute de Rodinei no poste e a chance perdida de Praxedes. No segundo tempo, o Athletico controlou e foi quem mais teve a bola e criou.
O Inter arrematou apenas uma vez a gol. Uma estatística que resume muito a postura numa noite em que, embora o bom nível do adversário, se exigia um comportamento bem mais incisivo. Esse poderia ter sido o jogo para encaminhar o título.