Um trio de ataque do Inter do final dos anos 1990 começa no domingo a busca por mais uma final. Fabiano, ídolo dos colorados ainda hoje, Paulo Diniz e Scott formam a linha ofensiva do Cobal, tradicional time de várzea da Restinga, no extremo sul da Capital, que faz clássico local contra o Cosmos no jogo de ida da semifinal dos Masters, categoria acima dos 40 anos.
O trio é um dos destaques da Copa Rafael Barcellos de futebol sete, disputada no campo de areião na região central do bairro, o mais populoso de Porto Alegre. Rafael Barcellos, é bom que se registre, é o dono de uma fruteira na região e um dos apoiadores da competição, organizada há 10 edições por Cloir Duarte, irmão de Cláudio Duarte, ex-técnico e hoje comentarista esportivo.
O Cobal é um dos times mais tradicionais da Restinga. No ano passado, foi campeão com um time que tinha Tinga, o ex-volante do Inter Lico, hoje técnico, além de Fabiano e Scott, centroavante que surgiu como promessa na base do Inter, na mesma geração de Lúcio, Claiton, Fábio Pinto e Diogo Rincón.
Fabiano, até a noite desta quinta-feira, era dúvida para a partida, devido a uma lesão. Os outros dois parceiros dos tempos de Inter, porém, estavam confirmados. Paulo Diniz, inclusive, busca a artilharia da competição. Ele fez 12 gols e está a apenas três do goleador, Thiago, que tem 15.
Os três não foram as únicas estrelas do campeonato. Adriano Gabiru, autor do gol do Mundial de Clubes do Inter, disputou dois jogos, mas a agenda de compromissos no fim de semana o impediu de seguir no campeonato. O ex-lateral-esquerdo Chiquinho se inscreveu pelo Reunids, mas não apareceu para mostrar sua classe no areião da Restinga.
Como a previsão do fim de semana é de tempo bom, Cloir espera um público de mais de mil pessoas nos dois jogos da semifinal. Com churrasco ao redor do campo, famílias e a gurizada esperando o intervalo para bater uma bolinha. Um sinal de que a várzea ainda vive em Porto Alegre, com seu estilo raiz que faz ex-jogadores voltarem à ativa.