Mesmo que a tabela do Brasileirão mostre o Grêmio lá embaixo, o clássico está longe de ser vencido com facilidade, muito pelo contrário. Além da tensão natural de um Gre-Nal, há um peso nas costas dos jogadores colorados que estão presentes nos confrontos recentes e que mostram ampla vantagem gremista.
Nomes como Edenilson, Patrick, Cuesta, Lindoso e Dourado tem, neste jogo, uma oportunidade única de melhorarem seu histórico, até porque não me lembro de nenhum contexto tão negativo para o coirmão como o atual. A vitória mudará muito pouco a estatística recente, mas poderá ser decisiva para encaminhar de vez o maior rival para o seu terceiro rebaixamento. Mas, repito, não existirá facilidade alguma.
Se você viu o jogo contra o Galo na quarta-feira, sabe que o Grêmio melhorou em relação a ele mesmo. Será necessário o nível máximo de concentração e dedicação da equipe montada por Aguirre. Não haverá margem para erros bobos ou descuidos. A torcida colorada exige esta vitória e a máxima entrega de todos os envolvidos.
Surpresa zero
Mistérios fazem parte da "semana Gre-Nal" desde sempre. Quem conhece a história do clássico sabe disso. Eu realmente me impressiono com a repercussão desproporcional para episódios que são tratados como inéditos e que, na verdade, ocorrem com frequência.
Se dá resultado, ou não, só vamos saber depois do apito final. Mas me causa zero surpresa ver tanto Inter quanto Grêmio tirando jogadores da partida que antecede o clássico, seja qual for o motivo.