É muito difícil conter a empolgação depois da atuação do ultimo domingo (8), no Maracanã. Golear o time mais badalado do país, realizando uma partida perto da perfeição, enche de otimismo até o colorado mais pessimista. Mas é preciso ter calma nessa hora. Muita calma.
A temporada, até agora, é um verdadeiro desastre. Mais um ano sem o título regional e eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores para dois times muito fracos. Para o Olimpia, eu até posso aceitar por ser um clube de tradição e pelo jogo no Beira-Rio ter sido muito injusto no seu placar. Mas ter caído para o inofensivo Vitória, que luta na segunda divisão pra não cair pra terceira, é inadmissível.
Esse time precisa reconquistar a confiança da torcida e a vitória histórica de domingo foi o primeiro grande passo. Mas a forma como o time foi montado para enfrentar o Flamengo não deverá ser repetida contra a grande maioria dos adversários no campeonato. Será necessário também saber propor o jogo e, para isto, mudar posicionamento e até jogadores.
Creio que Aguirre sabe disso e todo o tempo que terá para treinar será um grande aliado. Esse papo de "meu time joga sempre da mesmo forma, independentemente do adversário" — muito usado por um famoso treinador brasileiro — é a legítima "balela". Na prática, não existe. Saber montar o time — e a estratégia — de acordo com o adversário, deve ser a prioridade do trabalho do comandante colorado neste restante de 2021.