O Tennis Club Walhalla é considerado pioneiro no esporte no Brasil. Fundada em 22 de outubro de 1898, a sociedade construiu a primeira quadra no centro do velódromo da Blitz, clube de ciclismo, na Rua Voluntários da Pátria, em Porto Alegre. As duas entidades esportivas eram formadas por imigrantes alemães e descendentes.
Na década de 1930, o clube de tênis foi transferido para a Rua Jardim Cristofel, no bairro Moinhos de Vento, no terreno de um dos associados, o ex-prefeito Alberto Bins. O Walhalla era o maior vencedor dos campeonatos na cidade.
Em 1937, a entidade comprou terreno na Rua Nova York. Nas comemorações dos 40 anos do clube, em 1938, a Revista do Globo publicou fotos de homens e mulheres em torneio na nova sede no Moinhos de Vento. Em arquibancada de madeira, o público acompanhava os jogos.
Nas religiões nórdicas, Walhalla é o paraíso dos guerreiros. Como outras entidades ligadas a alemães, durante a Segunda Guerra Mundial, o clube sofreu depredação. Em 1942, em função da campanha de nacionalização do governo de Getúlio Vargas, a diretoria trocou o nome para Tennis Club Moinhos de Vento.
A sociedade aprovou fusão, em 1972, com a Associação Leopoldina Juvenil, que mantém as quadras na área do pioneiro clube de tênis.
Na sede da Rua Nova York, associados participarão da 41ª edição do Torneio Walhalla de Tênis entre 23 de setembro e 24 de outubro. O sócio e tenista Sérgio de Meda Lamb criou o torneio, em 1982, com o nome de Pallais du Tennis. No ano seguinte, a competição passou a homenagear o Walhalla, preservando a memória da origem do esporte em Porto Alegre. Em 1993, mulheres começaram a participar da competição.