A Associação Leopoldina Juvenil celebra 70 anos de realização do baile de debutantes. Mesmo diante de mudanças sociais em sete décadas, o clube de Porto Alegre consegue manter a elegante e concorrida festa. O evento marca a passagem dos 15 anos das meninas. Com os vestidos brancos e a valsa, é um momento de apresentação das adolescentes à sociedade e de celebração das famílias.
O primeiro baile de debutantes do clube foi em outubro de 1954. Na recém-inaugurada sede da Rua Marquês do Herval, no bairro Moinhos de Vento, Ivone Buchman e Harda Hehn Albers decoraram o Salão Leopoldina. O palco estava enfeitado com uma cerca de rosinhas entrelaçadas e uma pequena casa de jardim, por onde as meninas saíam em direção a um pequeno portão aberto pelos padrinhos. Elas dançaram a valsa, no centro do salão, com seus pais.
O grupo de 1954 abriu as portas para uma tradição no clube, repetida no primeiro sábado de outubro. Em função da pandemia de Covid-19, o baile de 2020 foi transferido para 2021. A festa da turma de 2021 foi adiada para março de 2022, pela primeira vez, na área externa da sede.
As atividades das adolescentes começam em maio, com palestras, passeios, workshops, aulas de dança e ensaios. Em 2024, a festa de 65 associadas ocorrerá em 5 de outubro.
Em 2023, a Associação Leopoldina Juvenil realizou o primeiro "Debut Solidário ALJ", que reúne estudantes de escolas públicas participantes de projetos sociais. A festa, que será repetida neste ano, ocorre depois do tradicional baile, reaproveitando toda a bela estrutura montada. As debutantes do clube são as madrinhas.
O clube está entre os mais antigos do Estado. Em 24 de junho de 1863, filhos de imigrantes alemães fundaram a entidade com o nome Gesellschaft Leopoldina (Sociedade Leopoldina), uma homenagem à falecida Imperatriz Leopoldina. Após fusão com o Club Recreio Juvenil, em 1941, surgiu a Associação Leopoldina Juvenil.