Viajar em automóvel entre Porto Alegre e Caxias do Sul era uma aventura há um século. Em precárias estradas, mais apropriadas para carroças, cavalos e mulas, só os corajosos colocavam os seus veículos. O trem fazia, com mais segurança e menos imprevistos, o percurso até a zona colonial. A viagem demorava quase 10 horas entre as estações de Porto Alegre e Caxias do Sul.
Em 1919, a Revista Kodak publicou notícia sobre um "raid de resistência e velocidade" para testar um automóvel Hupmobile. Ricardo do Valle, Hugo Ahrons e D. Rangel partiram no carro produzido nos Estados Unidos, "incontestavelmente, como marca elegante, simples e resistente" . O último modelo era vendido na capital gaúcha pela Sociedade Initium.
Os curiosos que acompanharam a partida estavam desconfiados, "não por puro pessimismo", mas por outras tentativas fracassadas. Grandes trechos eram exclusivamente de areia e outros de brita. A construção de estradas só teve um impulso a partir da década de 1930, depois da criação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Apesar da desconfiança, o trio completou a viagem de ida e volta em 16 horas e 17 minutos, "sem uma única pane". A gasolina foi levada em latas. O "raid" alcançou o objetivo, ou seja, promoveu as qualidades do Hupmobile, que "firmou seu conceito como carro de velocidade e de resistência".
Lançado em 1909, o Hupmobile foi um carro montado pela Hupp Motor Car Company, em Detroit.