O italiano Virgilio Calegari ajudou a popularizar a fotografia no Rio Grande do Sul entre o final do século 19 e início do 20. Acompanhado dos pais e três irmãos vindos de Bérgamo, na Itália, chegou a Caxias do Sul aos 13 anos, em 1881. Depois da mudança para Porto Alegre, montou o primeiro atelier em 1893, na Rua do Arroio (atual Rua Bento Martins).
Em 1896, o atelier de Calegari foi transferido para a Rua dos Andradas, número 171, entre a Travessa Paysandu (atual Rua Caldas Júnior) e a Rua João Manoel. O ponto era popular na cidade, local para os retratos com o renomado italiano.
Calegari registrou os cenários da cidade, além dos seus moradores, dos mais pobres à elite política e econômica. Em 1910, recebeu do rei da Itália a condecoração de Cavalieri della Corona d´Italia.
O italiano colaborou com as principais revistas de Porto Alegre. Ele morreu em 1937, deixando importante acervo de fotos que guardam a memória de uma época.
A obra do fotógrafo está em exposição no Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo. As imagens fizeram parte da mostra "Virgilio Calegari: um Cavaliere entre dois mundos", apresentada em 2011 na Caixa Cultural, integrando as atividades da 5ª edição do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro. Com curadoria de Sinara Sandri e produção de Fernanda Chemale, foram apresentadas 40 fotografias.
O Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo fica no Solar Lopo Gonçalves, construído após a Guerra dos Farrapos, entre 1845 e 1853.
Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo
- Horário de visitação: segunda-feira (13h30 às 17h30) e terça a sexta-feira (9h às 12h e 13h30 às 17h30)
- Entrada gratuita
- Localização: Rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa