A cidade de Porto Alegre será contemplada com um sistema especial nas paradas de ônibus, que prevê um painel grande com câmera e microfone para fazer "companhia" para qualquer usuário que se sentir vulnerável no ponto de espera. A iniciativa busca proteger, principalmente, mulheres que se sentem inseguras enquanto aguardam o transporte coletivo. A novidade foi anunciada pelo CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero, em palestra no South Summit acompanhada pela coluna.
A Eletromidia é a empresa que tem a concessão das paradas de ônibus da Capital.
Na prática, o painel que fica ao lado da parada funcionará como uma grande tela, sendo equipada com câmera, microfone e sensor de presença. A qualquer momento, o usuário ou a usuária que se sentir sozinho (a) ou inseguro (a) poderá acionar uma atendente pela chamada de vídeo, com um toque simples na tela.
O projeto Guarded Bus Stop, premiado internacionalmente, já funciona em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Em sete meses, foram registradas mais de 5 mil chamadas destes pontos de ônibus.
O anúncio da expansão, feito pelo CEO da Eletromidia no South Summit, prevê a ampliação do projeto em mais dois mil pontos pelo país, incluindo a capital gaúcha.