"Toc, toc, toc. Três batidinhas na porta. Quem é?". A frase virou meme na voz da ex-deputada federal Joice Hasselmann (PSDB-SP), que ironiza a presença da Polícia Federal (PF) na porta de investigados.
Nesta segunda-feira (29), o perfil oficial do Governo Brasileiro, resgatou a brincadeira. Dessa vez promovendo uma campanha de combate à dengue. Na publicação, a conta faz o pedido para que a população abra a porta de casa para os agentes comunitários de saúde.
O uso da conta do governo para debochar de adversários políticos ficou mais do que evidente. No mesmo dia, a Polícia Federal batia na porta do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).
Aqui, podemos observar o episódio por dois aspectos. Primeiro, não cabe à conta oficial do governo brasileiro debochar de uma operação que tem como alvo um adversário político do presidente. Acentua a polarização tão nociva ao país e, pior, usa a estrutura pública para fazê-lo.
Segundo, porque as discussões em torno do meme fizeram destoar o foco daquilo que realmente importa: a gravidade do uso uma agência de inteligência do Estado para perseguição de adversários políticos e para beneficiar possíveis alvos de investigações policiais.
* colaborou Isadora Terra