A economia do cuidado e a exaustão das mulheres — que repercutiu nos últimos dias por ser tema da redação do Enem — é o tema do nosso podcast nesta semana. Eu recebi no Descomplica minha amiga Juliana Winge, jornalista, empreendedora e mãe da Duda.
A Ju, além de conciliar a maternidade e o mercado de trabalho, estuda gênero e diversidade e administra o perfil no Instagram @feminismoparaoshomens, no qual ela fala sobre o assunto com humor.
— Percebi que, com humor, a gente consegue ganhar um pouquinho mais. Se a gente aponta o dedo para a pessoa e diz "você é machista", a gente já perdeu, não consegue mais fazer a pessoa pelo menos pensar sobre aquele assunto que a gente gostaria — diz.
Ao tratar do tema da redação do Enem, Ju explica o que é a economia de cuidado e o porquê de ela ser invisibilizada e levar as mulheres à exaustão:
— A gente está falando de todo esse trabalho que não é levado em consideração na hora de fazer um cálculo do PIB, por exemplo.
Durante a nossa conversa, discutimos os conceitos e termos técnicos que envolvem o assunto e o levaram a ser o tema da redação de um exame com quase de 4 milhões de inscritos. Mais do que isso, destacamos ocorrências do nosso dia a dia enquanto mulheres, mães e profissionais que exemplificam todo esse contexto. Então, não perde! Acessa a tua plataforma de áudio favorita e ouve a íntegra.