O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta quarta-feira (16), em Moscou, com o colega russo, Vladimir Putin. A viagem de Bolsonaro ocorre em meio à escalada de tensão e temores de países ocidentais de que a Rússia pudesse estar preparando um ataque contra a Ucrânia, uma acusação que Moscou nega.
Na terça (15), a tensão na região registrou uma leve queda — depois que a Rússia anunciou uma retirada parcial de tropas e, nesta quarta, informou o fim das manobras na península da Crimeia, anexada em 2014.
A despeito do momento, o encontro de Bolsonaro com Putin tem razão de ser, a partir das relações entre Rússia e Brasil. Os países fazem parte do BRICS, grupo formado por cinco grandes países emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Além disso, a relação comercial também pesa para a visita, em especial pela importância da Rússia como destino da exportação de produtos agrícolas brasileiros.
E quanto à imagem do Brasil no exterior? O episódio desta quarta-feira (16) do podcast "Descomplica, Kelly" avalia a diplomacia brasileira e a política externa do governo Jair Bolsonaro. Nosso convidado é o jornalista e colunista do jornal O Globo Bernardo Mello Franco.
Ouça aqui em GZH e no Spotify.
Ouça mais episódios do podcast para entender sobre o conflito Rússia x Ucrânia: