Servidores do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) voltaram a relatar censura em questões da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e intimidação por parte da atual gestão do órgão. Parte dos 37 funcionários que pediu exoneração dos cargos no último dia 8 de novembro, alegando fragilidade técnica e administrativa da gestão, falou ao programa Fantástico no último domingo (14).
A crise no MEC e as consequências para a relização do Enem, daqui a duas semanas, são temas do episódio do podcast "Descomplica, Kelly" nesta terça-feira (16).
Em viagem internacional a Dubai, o presidente Jair Bolsonaro disse que a prova começa agora a ter "a cara do governo". Na gestão Bolsonaro, o Ministério da Educação já teve à sua frente: Ricardo Vélez, Weintraub, Carlos Alberto Decotelli (quase) e agora Milton Ribeiro.
— Ninguém precisa ficar preocupado. Aquelas questões absurdas do passado, que caíam tema de redação que não tinha nada a ver com nada. Realmente, algo voltado para o aprendizado — afirmou.
O convidado para o bate-papo é o coordenador de políticas educacionais do Todos pela Educação, Ivan Gontijo.
Ouça aqui.