O governador Eduardo Leite (PSDB) prepara um anúncio com forte impacto para o funcionalismo. Entre os pontos a serem comunicados pelo governador estão o pagamento em dia dos salários dos servidores do Executivo nos próximos meses e, principalmente, a quitação em dia do 13º salário — o que não acontece desde a gestão de José Ivo Sartori (MDB).
A primeira parcela já será paga em novembro. O anúncio deve ser feito em entrevista coletiva convocada para as 10h desta sexta-feira (1º).
A promessa de colocar os salários em dia foi feita ainda durante a campanha eleitoral, em 2018. Em novembro do ano passado, Leite anunciou o pagamento integral e em dia dos vencimentos do funcionalismo pela primeira vez. Em julho deste ano, afirmou que os salários continuariam sendo pagos de maneira regular ao menos até o final de 2021.
Pagamento por empréstimo
Por conta da crise nas finanças, o então governador José Ivo Sartori precisou criar um projeto de lei que permitia aos servidores a contratação de um empréstimo, junto ao Banrisul, para que pudessem receber os valores referentes ao 13º salário. Quem não optasse por essa modalidade, recebia parcelado ao longo do ano seguinte.
Leite repetiu a medida nos dois primeiros anos de governo.