A prefeitura de Porto Alegre reúne nesta segunda-feira (26) técnicos e autoridades responsáveis pela área social a fim de definir detalhes da ação solidária para proteger pessoas em situação de rua, diante da previsão de frio intenso para esta semana. Será no Gigantinho, que fica dentro do complexo do Estádio Beira-Rio.
Conforme a coluna apurou, haverá nova edição da "Noite Solidária", que já ocorrera no mesmo ginásio, em 2019. Na ocasião, dezenas de pessoas foram mobilizadas, incluindo voluntários e servidores da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
Os acolhidos passaram a noite no espaço, com colchões e cobertores, e receberam jantar e café da manhã preparadas no local. A iniciativa fora inspirada no modelo do clube argentino River Plate, que havia aberto as portas do estádio Monumental de Nuñes por conta das baixas temperaturas em Buenos Aires.
Inicialmente, o ginásio escolhido pela prefeitura era o Tesourinha, no bairro Menino Deus. Porém, a estrutura já estará ocupada com outro evento. Assim, a população em situação de rua será recebida no Gigantinho nos dias a serem definidos na reunião desta segunda.
Mudança de ideia
Neste ano, o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, já havia oferecido o Gigantinho para abrigar a população de rua nas noites frias. Naquele momento, a prefeitura avaliou que não havia necessidade daquele espaço, por já existirem vagas suficientes para atender a demanda na própria rede de assistência municipal.
Frio intenso
Na quarta-feira (28), a chegada de uma nova massa de ar frio volta a despencar as temperaturas por todo o Rio Grande do Sul e, mais uma vez, há previsão de geada ampla em praticamente todo o Estado, com exceção do Litoral. Segundo meteorologistas ouvidos por GZH, a massa de ar polar que vem aí será forte, mas nada indica que vá quebrar recordes em intensidade.
O frio será antecedido por chuvarada. Uma frente fria avança na segunda-feira (26) e provoca chuva por praticamente todo o Rio Grande do Sul. O tempo instável predomina até terça-feira (27), intercalado com períodos de céu bastante nublado. Na Campanha e Região Sul, os volumes de chuva tendem a ser mais elevados, inclusive com ventos com velocidade de até 50 km/h. Somente no extremo norte e Campos de Cima da Serra o tempo firme predomina.
O calor que marcou o fim de semana terá fim com a chegada da chuva. Já na terça-feira o veranico de julho acaba e as mínimas serão típicas de inverno, variando de 5º C (na fronteira oeste) a 7º C (na Capital).