O frio intenso, com temperaturas abaixo dos 5°C, deve acompanhar os moradores da Serra ao menos até a quinta-feira (22). Na terça (20) e quarta-feira (21), há expectativa de geada na região. E para quem está ansioso pelo calor, mesmo no inverno, uma boa notícia: o clima mais agradável, com termômetros ultrapassando 20ºC, deve ser registrado no final de semana, principalmente, no sábado, de acordo com a Somar Meteorologia.
O clima gelado será predominante nesta terça (20), inclusive com sensação de térmica negativa. Em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, a mínima deve ficar na casa de 1°C. Já em Caxias do Sul, os termômetros vão variar entre 2°C e 12°C. Apesar do frio e da geada que pode ocorrer em algumas regiões, o tempo permanecerá firme, com céu aberto, sem nuvens, ao longo da semana.
Segundo a meteorologista Carine Gama, as chances de neve estão descartadas, uma vez que não há umidade suficiente para o fenômeno acontecer. A ventania, que predominou no domingo em função de um ciclone, também não terá presença nos próximos dias.
— A partir da quinta-feira (22) já diminuem as chances de geada e as temperaturas mínimas já chegam a 6°C, esquentando mais à tarde, porque a massa de ar frio perde a intensidade. O sábado vai ser mais quente, com máxima de 26°C, bem mais agradável — explica Carine .
Com a chegada de uma nova frente fria ao Estado, a chuva deve retornar à Serra somente na próxima segunda-feira (26), seguindo até a quarta-feira (28), quando novamente, os termômetros despencam, caracterizando-se na última onda de frio do mês de julho.
— Aí virá o friozão a partir de quinta-feira da semana que vem (dia 29 de julho) com geada. Podemos até ter episódio de neve, mas apenas na Serra catarinense — complementa Carine.