A secretária da Saúde, Arita Bergmann, confirmou à coluna nesta quinta-feira (25) que o Rio Grande do Sul receberá um novo lote com 290 mil doses de vacina contra a covid-19. Com a remessa, o Estado irá ampliar a vacinação entre os idosos.
Serão 227,4 mil doses da CoronaVac e 62,6 mil da vacina de Oxford/AstraZeneca. A entrega está sendo organizada pelo Ministério da Saúde.
No início da tarde, a Secretaria Estadual da Saúde oficializou a informação da remessa, antecipada por GZH, e acrescentou que o voo com os imunizantes tem pouso previsto para 6h desta sexta-feira (26), em Porto Alegre.
Na quarta (24), a coluna noticiou que o governo do Estado espera receber até 700 mil doses, podendo chegar a 800 mil, entre o final de março e o início de abril. Segundo o governador Eduardo Leite, isso seria possível a partir da projeção feita pelo Instituto Butantan de entregar 10,8 milhões de doses da CoronaVac nos próximos dias — neste caso, é importante ressaltar que a quantidade é dividida pelo Ministério da Saúde entre todos os Estados.
Soma-se a esse volume a previsão de entrega de outros 2 milhões de doses da vacina de Oxford que seriam produzidas pela Fiocruz, em solo brasileiro. E ainda haveria o envio das doses adquiridas a partir do consórcio Covax Facility, celebradas no fim de semana pelo governo federal.